Hoje fui juíza de mais um prêmio de empreendedorismo.

Eu vou falar uma coisa para vocês: fico emocionada de verdade cada vez que participo de premiações assim. Conheço histórias de superação, pessoas que venceram dificuldades muitas vezes imensas e deram a volta por cima, reerguendo a empresa. Sabe o que vale a pena você fazer? Busque na internet premiações que possam te servir de inspiração. Precisamos de exemplos, precisamos conhecer histórias de pessoas como nós, que lutam a cada dia para ter sucesso na empresa. Isso nos inspira, nos dá forças! Vou sugerir a vocês o link do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em que fui uma das juízas também. A premiação da etapa estadual já aconteceu, e agora estamos na etapa nacional. No link abaixo você pode ler os relatos de 2015, já que no ano passado não houve premiação. E na semana que vem divulgo mais sobre este novo prêmio de que falo no início deste post.

http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/site/premiadas

22281615_1187562521374968_8245934022797198212_n

O empreendedorismo feminino está cada vez mais em alta.

E essa força vem não só da superação pessoal mas também do exemplo de outras mulheres. Por isso sempre que posso estou presente em rodas de conversas com empreendedoras. Este evento, organizado pela minha querida Marcele Porto, teve como convidada especial Camila Fusco, Diretora de Empreendedorismo do Facebook para a América Latina. Não dava para perder a oportunidade de presenteá-la com um livro meu, certo?

22154362_1182380125226541_3941094897847183529_n

Negócios Sociais são empresa que funcionam como todas as demais:

Tem funcionários, clientes, fornecedores, planilhas de custos… A diferença é que o produto ou serviço está voltado para atender demandas da perifeira. E que o lucro e o desejo de tornar a sociedade melhor tem o mesmo peso no funcionamento da empresa. Isso existe, funciona e já tem várias empresas assim no Brasil. No momento estou criando um novo empreendimento, exatamente nos moldes de um Negócio Social. A foto é do evento Impacta Sebrae sobre Sustentabilidade neste tipo de empresa.

para-banner-do-dia-do-ef

Esta é a primeira semana do curso à distância ‘Empreendendendo Negócios Inovadores’. 

As inscrições para esta turma já estão esgotadas! Semana que vem disponibilizo o material da segunda semana de aula. Teremos um webinário ao vivo para tirar dúvidas e na primeira metade de outubro farei um encontro presencial com as minhas alunas. Durante os meus cursos à distância fico totalmente disponível para responder os comentários no nosso grupo no facebook.

img_6391.jpg

Você já fez algum curso de empreendedorismo? 

Começou seu negócio na cara e na coragem, sem um planejamento, porque estava empolgada? Ou porque precisava ganhar dinheiro de qualquer jeito? Você sabia que dá para planejar minimamente o seu negócio, quer você esteja começando quer você já tenha começado (mesmo que de sopetão)? E não é difícil!Responde estas 4 perguntas:1º o quê o meu produto ou serviço tem de diferente dos concorrentes?

2º quem é o cliente que compra de mim?

3ª o que eu preciso comprar para produzir?

4ª quanto custa entregar meu produto e quanto ganho de dinheiro com ele?

Perguntas básicas, mas que se você levar a sério vão te fazer pensar um bocado no seu negócio. Responde e coloca aqui embaixo seus comentários. Porque não para aí, tem muito mais para você se aprofundar.